domingo, 27 de março de 2011

VACINE-SE CONTRA A DEPRESSÃO.

Lendo e estudando sobre a depressão quiz trazer para vocês, amigos do Blog, uma "súmula" dos meios de prevenir essa patologia, mais mental do que física, e que traz sérios prejuízos para a vida social e espiritual do ser humano.
Passo a descrever os ítens que podem evitar a depressão:

01) CIENTIFICIDADE - O estudo da ciência Espírita Kardecista (para alguns religião, para outros filisofia), traz a conformação, o sentimento de fraternidade e perdão. Ajuda a aceitação de doenças, deficiências e morte de entes queridos. Sabendo que tudo é temporário e que nenhuma dor, carência, deficiência ou doença é eterna, torna-se mais fácil a vivência na Terra.
02) PERDA DO ORGULHO - A criatura com orgulho acentuado possui muita abertura para a depressão. Ofende-se facilmente, isola-se das pessoas com quem não se afina e sente-se vítima do mundo sem nunca praticar a auto análise necessária para um maior entendimento das situações. A humildade não nos dá brechas para ofensas ou mágoas inúteis.
03) PERDA DO EGOCENTRISMO - Pessoas muito em si mesmas sofrem, demasiadamente, quando não recebem a atenção que acham que merecem. Crianças ou jovens, muito mimados, não conseguem aceitar a indiferença do mundo aos seus desejos. Está é uma das grandes causadoras dos estados depressivos. Quando direcionamos nossas atenções aos outros sentimo-nos felizes ao sermos úteis e esquecemos dos próprias dores.
04) TRABALHO - A mente ocupada num trabalho que traz prazer e recompensa (mais emocional de que financeira) não dá abertura para se deprimir.
05) OTIMISMO - Um dos melhores fatores antidepressivos é o otimismo, porque a criatura observa o mundo que a rodeia de forma sempre positiva o que impede que nasçam, em si, focos de baixa estima, que gera a depressão.
06) PERDÃO - O ato de perdoar não é apenas uma recomendação religiosa, é mais uma atitude terapêutica e preventiva contra males maiores do que o mal recebido. O esquecimento do mal é a atividade de um coração generoso e, por conseguinte, de um espírito evoluído. Perdoar a si mesmo é entender que errar faz parte do crescimento. É aceitar a sua condição humana..
07) ACEITAÇÃO - Aceitar o que é inevitável na vida, como a morte do corpo material (desencarnação) de um ente/ser querido, perda da juventude, deficiência física ou invalidez. Também a mudança de nível social, de ambiente, etc. A aceitação é, por assim dizer, a compreensão de que tudo o que acontece ao nosso redor é instrumento para o amadurecimento espiritual.
08) FÉ - Quem possui muita fé em si mesmo e em Deus, possui a maior vacina contra a depressão pois ela é o oposto de todos os sintomas que trazem a doença.
Enfim, todo o sofrimento do homem tem origem no afastamento da sua luz interior. Quando Deus fica longe de nossa vida, ficamos afastados da alegria de viver.
Portanto, busque o auxílio divino e não se esqueça do terapeuta ...
Busque a felicidade.
Você merece!
E ... tenha lindos dias!

Por RUI RICARDO RAMOS.

Um comentário:

  1. Oi amigo blogueiro!
    Seja Muito Bem Vindo a parceria "Blogueiras Unidas".Farei a atualização de nossa lista de divulgação à noite e seu link será incluido,com certeza!
    Parabéns por suas postagens!Já sou sua seguidora!
    Espia nossos outros blogs e nos siga se for do seu agrado!
    ARTESANATO:
    http://artesbysiglea.blogspot.com
    http://artesanatosdasiglea.blogspot.com
    Aguardamos sua visita!
    **Adorariamos postar alguns de seus textos,com os devidos créditos e link para seu blog!
    Tenha uma tarde abençoada!

    ResponderExcluir

Powered By Blogger

PlanetaBrasileiro

Total de visualizações de página

Páginas

Seguidores

Quem sou eu

Tenho 46 anos, sou casado e tenho uma flha que se chama Náheda Cecília e uma esposa chamada Geralda. Sou funcinário público do Poder Judiciário. Sou formado em dois cursos superiores: Engenharia de Minas e Licenciado em Ciências Geográficas. Vivo na bela e punjante cidade de Campina Grande - PB. Sou poeta por opção e por receio de perder-me nos bastidores das minhas idéias. Assim, transformo-as, tão somente, em palavras e poesias.