quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CURIOSIDADE: VOCÊ SABIA?

Você sabia que na Pré-história quando os homens eram, apenas, meros elementos que compunham a paisagem e que dependiam da natureza para sobreviver, pois viviam  da caça e da pesca, foi a MULHER que deu início ao gérmen da PROPRIEDADE PRIVADA?
Calma! Vou explicar-lhes ...
O macho da espécie humana, naquele período, era um caçador e pescador por natureza e tinha, por este motivo, que percorrer grandes distâncias para adquirir alimentos. As caçadas podiam durar dias, semanas e até meses, dependendo da época do ano.
A mulher, por ser fisicamente mais frágil e por muitas vezes encontrar-se grávida, ou amamentando, ou ainda tomar conta de crianças, não podia acompanhar os machos da espécie em seus seguidos deslocamentos.
Tais fatos forçaram-na a  tornar-se  sedentária. Fixando-se em um determinado espaço físico delimitado, torna-se agricultora e criadora de animais. Com o tempo, esses espaços físicos delimitados, tornaram-se vitais para a manutenção das famílias. Passa a haver lutas por tais espaços e, os melhores, os que ficavam em locais acessíveis e perto de rios e de corregos eram os mais disputados por cada família. Cada uma das famílias passa a ter um chefe, ou melhor, uma matriarca que distribuia as obrigações de cada um dos seus membros.
Inicia-se, então, naquele período, a SOCIEDADE MATRIARCAL e as primeiras noções de PROPRIEDADE PRIVADA até a forma como a conhecemos nos nossos dias.

Por RUI RICARDO RAMOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

PlanetaBrasileiro

Total de visualizações de página

Páginas

Seguidores

Quem sou eu

Tenho 46 anos, sou casado e tenho uma flha que se chama Náheda Cecília e uma esposa chamada Geralda. Sou funcinário público do Poder Judiciário. Sou formado em dois cursos superiores: Engenharia de Minas e Licenciado em Ciências Geográficas. Vivo na bela e punjante cidade de Campina Grande - PB. Sou poeta por opção e por receio de perder-me nos bastidores das minhas idéias. Assim, transformo-as, tão somente, em palavras e poesias.